Que acontece quando a polpa dentária fica infectada?

Quando surge uma infecção, por exemplo por bactérias que entrem através de um corte na pele, o organismo transporta glóbulos brancos de e para a zona infectada (pelos vasos sanguíneos e linfáticos) de forma a combater as bactérias causadoras da infecção. Na maioria dos casos o organismo vencerá esta batalha e destruirá as bactérias nocivas. Saiba porque nos dentes as infecções se comportam de maneira diferente.

O problema que existe no caso dos dentes, quando sujeitos a infecções, é que uma vez começando o tecido nervoso do dente (polpa dentária) a degenerar e as bactérias a multiplicar-se no seu interior, não existe maneira efectiva dos glóbulos brancos chegarem até às bactérias para as combater. Os vasos sanguíneos e linfáticos contidos na própria polpa dentária, e que serviriam para esta função, começam a degenerar também.
Perante este cenário, o corpo humano conseguirá na melhor das hipóteses suster a infecção no interior do dente. Na pior das hipóteses, a infecção bacteriana sobrepõe-se às defesas do organismo, surgindo dor e inchaço (abcesso agudo).
Para que o dente possa ser conservado na boca, é mandatório fazer o tratamento endodôntico do dente afectado.