O custo ou a simplicidade de uma extracção dentária poderão ser atractivos, em comparação com um tratamento de canais, mas esta solução pode na realidade não ser a mais fácil ou sequer a menos dispendiosa.
Quando um dente é perdido, os dentes vizinhos tendem a mover-se para o espaço desdentado. Este facto pode ter um impacto considerável na sua saúde oral. Mesmo a extracção de um só dente pode trazer problemas na capacidade mastigatória, na articulação dos maxilares, predispondo ainda os dentes que se moveram a ter também eles problemas.
Para evitar estas complicações, na maior parte dos casos será recomendável reabilitar o espaço de onde se perdeu o dente. Substituir um dente extraído por um dente artificial (seja através de uma ponte fixa, prótese removível ou implante dentário) será quase certamente mais dispendioso do que fazer tratamento endodôntico e reabilitar o dente afectado.
Não tome a decisão de extrair um dente de ânimo leve. Discuta e explore com o seu médico dentista todos os benefícios e desvantagens das opções de tratamento disponíveis.